A ilusão óptica que transforma as estrelas de Hollywood

Sean Murphy, ex estudante de Psicologia, agora é um assistente investigador na Universidade de Queensland, na Austrália, descobriu por acaso o efeito da distorção: e publicou logo no "You Tube" uma sequência de imagens alinhadas chamada "Ugly face ilusion", ficando em segundo lugar no concurso "Best ilusion of the Year".

As figuras representam uma série de cópias de fotografias de personagens famosas que fazem todos parte do mundo de Hollywood, que passam muito rápidamente.

Entre estas personagens podemos identificar facilmente atores muito conhecidos, como por exemplo, Tom Cruise, Brad Pitt, Jennifer Ariston, Jennifer Lopez, Cameron Diaz, Jessica Alba, Halle Berry, Nicole Kdiman, George Clooney e Sandra Bullock, que estamos habituados a admirar desde sempre pela sua beleza indiscutível.

Sean Murphy percebeu que fotografias projectadas em rápida sucessão causam um efeito distorcido devido a uma ilusão ótica. Este mecanismo dá-nos uma percepção errada daquilo que realmente é, e por isso capaz de enganar completamente o aparelho visivo humano, desta maneira as caras parecem modificadas.

Para observar este efeito é suficiente que olhe para a cruz que se encontra no meio do ecrã, sem desviar o olhar daquele ponto durante alguns minutos, e poderá apreciar o espetáculo: as famosas estrelas de Hollywood, não aparecerão, portanto, perfeitas como sempre, mas deixarão de ser considerados modelos de beleza absolutos; ao contrário, os actores serão surpreendentemente feios, irreconhecíveis e deformados, Aliás, para dizer a verdade, serão transformados em verdadeiros monstros: alguns sem dentes, outros sem cabelo, outros sem sobrancelhas.

Esta divertida ilusão ótica vai praticamente acentuar os defeitos mínimos e em particular das caras humanas como os olhos mais arredondados e fora das órbitas, uma testa espaçosa, a cara esmagada, transformando assim estas figuras em verdadeiras caricaturas.

Olhando só para uma imagem, assim como é, são ainda atraentes, mas é a diferença entre as caras sucessivas a provocar esta radical transformação: os olhos grandes, se precedidos por olhos pequenos, parecerão desproporcionados.

Ilusão ótica famosos de Hollywood